sábado, 24 de junho de 2017

Theo Humanism

Theo Humanism

As crenças são algo que todos nós temos, mas nem sempre sabemos como pensar sobre elas. A teologia é uma maneira de aprofundar nossas crenças. O que significa fazer teologia? Como funciona? O que significa ter uma mentalidade teológica? Como nossas crenças influenciam a forma como vemos o mundo e respondemos às situações da vida? Seja qual for a nossa situação, todos nós possuímos crenças fundamentais que orientam nossas decisões e nos mantêm atualizados.

Postado por: Andre Artiaga 

Um comentário:

  1. Como nossas crenças influenciam a forma como vemos o mundo e respondemos às situações da vida?

    Tendo em consideração que "crença" pode ser, ou melhor é, uma convicção e mais profundamente uma conformidade sobre algo ( regra geral algo de teor transcendente ), podemos equacionar até que ponto a crença ou as crenças não são limitadoras do nosso comportamento em termos racionais, um travão à imaginação, à evolução seja ela pessoal ou colectiva, à descoberta, à aventura, etc. Este ponto em particular, pode ser visto como algo que cria névoa na atitude da descoberta, uma vez que existe o condicionamento do preconcebido.

    A crença não necessita de uma confirmação mas sim de fé, uma atitude subjectiva que não envolve questionamentos mas sim, a aceitação de um paradigma onde os fundamentos racionais e as justificações empíricas estão ausentes.

    A crença é de tal forma subjectiva e pessoal que tem a sua base no consciente e, muitas mais vezes, no inconsciente individual e colectivo. Pese o facto de certos factores externos também poderem induzir crença - como ambientes familiares. Em todo este sentido, penso que a crença e/ou a fé, são caminhos que nos levam a uma aceitação passiva de algo que pode mesmo nem ser verdade.

    Por isso e a meu ver, a crença ou a fé devem ser usadas e sentidas com parcimónia e eventualmente serem afastadas das tomadas de decisão que envolvam objectividade e racionalismo.

    ResponderExcluir